A postura, o caráter, a retidão, a imparcialidade e a conduta ética/moral são raízes de uma árvore cultural que não pode deixar de existir, e para isso devemos divulgá-la incansavelmente para podermos, um dia, de sua sombra e de seus frutos desfrutar.
Por Carlos Giordano Júnior
A Cultura de uma empresa é normalmente proveniente do acúmulo dos conhecimentos e valores adquiridos ou experimentados por seus colaboradores.
Geralmente a cultura é o espelho das atitudes da Direção da Empresa e deve ser divulgada para todos os níveis da corporação indistintamente através da comunicação escrita, falada e principalmente vivida.
A governança corporativa, a clareza de propósitos, a meritocracia, a gestão do ambiente, os processos e suas eficiências, a liderança gerencial, a gestão do aprendizado, atenção ao cliente, são apenas parte dessa cultura crucial para o sucesso e perenidade da empresa.
A reputação, é um dos elementos que tem ganhado destaque e se tornado característica diferenciadora nas organizações que precisam ser vistas e reconhecidas pelos seus públicos de relacionamento, por meio de suas práticas institucionais. Quando positiva, permite distinguir a qualidade dos produtos e serviços, garante contratos firmados, legitima o comportamento das organizações, diminui a sua vulnerabilidade, atrai os maiores talentos, assegura mais do que a honestidade da conduta organizacional, demonstra o respeito pelos interesses dos públicos de relacionamento.
A reputação exige das empresas a exteriorização de seus valores, o respeito pela sociedade, pelo meio ambiente e por todos os públicos com quem se relaciona, demonstração essa, que acontece por meio da comunicação adequada a linguagem e os canais, preocupando-se com a retroalimentação de todos os públicos envolvidos nos processos de comunicação.
A reputação inicia-se com a identidade organizacional, e a partir dela há a construção da imagem junto aos diversos públicos de relacionamento (funcionários, clientes, fornecedores, comunidades do entorno, governos, imprensa, ONGs etc.). Fica mais que evidente, então, a relação existente entre: IMAGEM, IDENTIDADE E REPUTAÇÃO.
O processo de construção de reputação nasce, necessariamente, da concepção de um plano estratégico de comunicação de marca corporativa, pois um dos pressupostos principais do processo é sua continuidade no tempo.
Reputação não é algo que se conquiste por um episódio, uma atitude isolada e sim pela trajetória, pelo conjunto da obra.
A postura, o caráter, a retidão, a imparcialidade e a conduta ética/moral são raízes de uma árvore cultural que não pode deixar de existir, e para isso devemos divulgá-la incansavelmente para podermos, um dia, de sua sombra e de seus frutos desfrutar.
Fonte: Administradores.com.br